Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
13 de abril de 2021 às 08:01

O Ocidente paladino dos muçulmanos

Há décadas que os cerca de 10-15 milhões de muçulmanos uigur e cazaques da região autónoma de Xinjiang, na China, sofrem abusos aos seus direitos humanos e às suas liberdades religiosas pelo governo chinês. 

Na atual estrutura poliárquica do sistema global, as dinâmicas geopolíticas tornam-se imparáveis, requerendo dos governos reações lucidas e consequentes. À longa rivalidade entre os EUA e China, até aqui essencialmente visível através dos conflitos aduaneiras e comerciais, foram adicionadas novas camadas de fricção geopolítica. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?