Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
11 de agosto de 2021 às 10:31

Ministério do Gelo

A expedição à neve da ministra da Coesão Territorial é só uma daquelas tolices que costumam dar em Agosto. O que é mesmo mau é que, tirando o gelo, nada mais se vê do seu Ministério.

Manuel Buíça e os conspiradores do regicídio frequentavam regularmente o Café do Gelo, ao Rossio (hoje existe um café com o mesmo nome no mesmo lugar do original). Foi de lá que saíram para o Terreiro do Paço, na tarde em que assassinaram o Rei D. Carlos e o príncipe herdeiro Luís Filipe. Impotente, a rainha D. Amélia combateu os regicidas com o que tinha literalmente à mão: um ramo de flores. Foi inútil: a cabeça da monarquia morreu ali, a dois passos da porta de entrada do gabinete onde está hoje o Ministério da Coesão Territorial. Dois anos depois, o regime caía.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?