Sábado – Pense por si

João Camargo
João Camargo Investigador de alterações climáticas
16 de novembro de 2016 às 14:43

Petróleo e Gás: a Partex quer colinho

"A Partex da Gulbenkian tem duas concessões em Portugal, na costa Oeste e no Algarve, onde o seu presidente sonha com plataformas para exploração de gás e/ou petróleo no fundo do mar, uma ameaça permanente para uma costa que depende e muito de pesca e de turismo"

O presidente da Partex Oil & Gas, petrolífera da Fundação Calouste Gulbenkian, aproveitou a conferência dos 30 anos do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial para desabafar acerca dos processos de petróleo e gás em Portugal. Começou forte: vivemos num "país de esquizofrénicos" que não são "mais do que a continuação de Donald Trump". O presidente da Partex, que como Donald Trump defende um mundo de energias fósseis, ignorando as alterações climáticas e as consequências que estas têm para a Humanidade, fez as seguintes afirmações por causa da suspensão das prospecções de petróleo e gás natural no Alentejo e no Algarve. Fica fácil de ver o que é que a Partex quer: colinho. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.