Sábado – Pense por si

João Camargo
João Camargo Investigador de alterações climáticas
27 de julho de 2016 às 12:10

Crime em Aljezur

"Em Aljezur, propõe-se um crime no mar, a 46,5km da costa. Propõe-se fazer um crime com autorização. A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos fez sessões de esclarecimento em Aljezur e em Portimão mas apresentou ao seu lado a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis"

Dia 3 de Agosto termina a consulta pública para poder começar um processo de sondagem de petróleo ao largo de Sagres, a 46,5km da costa Algarvia/Alentejana. A empresa responsável pela execução deste furo é a italiana ENI, Ente Nazionale Idrocarburi, que ganhou a concessão de três parcelas na costa alentejana em parceria com a GALP, numa área de 9098 km2, aproximadamente do tamanho de Porto Rico ou do Chipre. Este furo esteve agendado para ocorrer a dia 1 de Julho, mas a grande quantidade de objecções à autorização levou ao seu adiamento. O processo de legalidade formal tem servido às pessoas e aos movimentos para intervirem neste processo, mas poderão esbarrar eventualmente em decisões que formalmente não têm quaisquer problemas, mas que são crimes na mesma.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres