Jorge Sampaio foi uma destacada figura da política portuguesa, fosse no 25 de Abril, na liderança do PS, à frente da câmara de Lisboa ou como Presidente da República. Numa minibiografia de 24 páginas, a SÁBADO conta-lhe as suas histórias mais interessantes.
Há muito que se sabia que a saúde de Jorge Sampaio era frágil. Por isso, o jornalista Tiago Carrasco começou a preparar o obituário do antigo Presidente da República. Durante vários meses, entrevistou pessoalmente e ao telefone 14 pessoas, aliados e adversários, para traçar o perfil póstumo de um dos maiores governantes das últimas décadas. Praticamente todos os contactados aceitaram conversar sobre as experiências partilhadas com Jorge Sampaio.
E contaram muitos episódios: como aquele em que, enquanto Presidente, teve de se esconder na casa de banho de um café do Porto para falar secretamente com o secretário-geral da ONU, Koffi Annan; ou ainda os momentos com a sua primeira mulher, a luso-alemã Karin Dias, de quem se divorciou passados quatro anos.
Medina na Ajuda da sua infância
Depois da reportagem com Carlos Moedas, que revelou os seus locais de eleição em Campo de Ourique, o bairro de Lisboa onde sempre morou, agora foi a vez de Fernando Medina - o autarca escolheu a Ajuda, onde passava férias com os avós.
Mesmo em pré-campanha, os telemóveis dos candidatos à câmara de Lisboa foram postos de lado durante as reportagens daSÁBADO, feitas pelo jornalista Carlos Gonçalo Morais (a de Moedas durou 1h30, a de Medina um pouco menos). Os périplos pelos bairros escolhidos por ambos nunca foram interrompidos por chamadas inadiáveis. Já os telemóveis dos assessores de imprensa - que os acompanharam - tocaram várias vezes.
"Vou ser vegan!" E agora?
Se o seu filho adolescente lhe disser: "Quero ser vegan!", não fique preocupado. Isso até pode ser uma oportunidade para o resto da família fazer uma alimentação mais variada, porque em geral os portugueses abusam da carne e dos ovos. Foi isso que a nutricionista Lia Fialho Correia explicou à jornalista Lucília Galha, que foi à procura de histórias de adolescentes que se tornaram vegetarianos ou vegan, uma tendência atual e que se explica pela grande exposição à informação e pelo peso dosinfluencersque partilham estas ideias.
Apesar das preocupações, não há aqui dramas, sossegam os especialistas: só é preciso que os pais e os próprios miúdos aprendam a compensar e a ingerir tudo o que precisam para crescer bem. E para isso convém que consultem um pediatra ou nutricionista para garantir uma alimentação alternativa equilibrada.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.
No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.