Recordar Jorge Sampaio
Carlos Torres Editor Executivo
14 de setembro

Recordar Jorge Sampaio

Jorge Sampaio foi uma destacada figura da política portuguesa, fosse no 25 de Abril, na liderança do PS, à frente da câmara de Lisboa ou como Presidente da República. Numa minibiografia de 24 páginas, a SÁBADO conta-lhe as suas histórias mais interessantes.

Há muito que se sabia que a saúde de Jorge Sampaio era frágil. Por isso, o jornalista Tiago Carrasco começou a preparar o obituário do antigo Presidente da República. Durante vários meses, entrevistou pessoalmente e ao telefone 14 pessoas, aliados e adversários, para traçar o perfil póstumo de um dos maiores governantes das últimas décadas. Praticamente todos os contactados aceitaram conversar sobre as experiências partilhadas com Jorge Sampaio.

E contaram muitos episódios: como aquele em que, enquanto Presidente, teve de se esconder na casa de banho de um café do Porto para falar secretamente com o secretário-geral da ONU, Koffi Annan; ou ainda os momentos com a sua primeira mulher, a luso-alemã Karin Dias, de quem se divorciou passados quatro anos.


Medina na Ajuda da sua infância
Depois da reportagem com Carlos Moedas, que revelou os seus locais de eleição em Campo de Ourique, o bairro de Lisboa onde sempre morou, agora foi a vez de Fernando Medina - o autarca escolheu a Ajuda, onde passava férias com os avós.

Mesmo em pré-campanha, os telemóveis dos candidatos à câmara de Lisboa foram postos de lado durante as reportagens da SÁBADO, feitas pelo jornalista Carlos Gonçalo Morais (a de Moedas durou 1h30, a de Medina um pouco menos). Os périplos pelos bairros escolhidos por ambos nunca foram interrompidos por chamadas inadiáveis. Já os telemóveis dos assessores de imprensa - que os acompanharam - tocaram várias vezes.


"Vou ser vegan!" E agora?
Se o seu filho adolescente lhe disser: "Quero ser vegan!", não fique preocupado. Isso até pode ser uma oportunidade para o resto da família fazer uma alimentação mais variada, porque em geral os portugueses abusam da carne e dos ovos. Foi isso que a nutricionista Lia Fialho Correia explicou à jornalista Lucília Galha, que foi à procura de histórias de adolescentes que se tornaram vegetarianos ou vegan, uma tendência atual e que se explica pela grande exposição à informação e pelo peso dos influencers que partilham estas ideias.

Apesar das preocupações, não há aqui dramas, sossegam os especialistas: só é preciso que os pais e os próprios miúdos aprendam a compensar e a ingerir tudo o que precisam para crescer bem. E para isso convém que consultem um pediatra ou nutricionista para garantir uma alimentação alternativa equilibrada.

Mais crónicas do autor
14 de setembro

Recordar Jorge Sampaio

Jorge Sampaio foi uma destacada figura da política portuguesa, fosse no 25 de Abril, na liderança do PS, à frente da câmara de Lisboa ou como Presidente da República. Numa minibiografia de 24 páginas, a SÁBADO conta-lhe as suas histórias mais interessantes.

08 de setembro

Um herói do 11 de Setembro

A propósito dos 20 anos dos atentados do 11 de Setembro, dois jornalistas da SÁBADO estiveram em Nova Iorque em reportagem e descobriram a história de William Rodriguez, que tinha a chave mestra da Torre Norte e ajudou os bombeiros a salvar centenas de pessoas.

01 de setembro

Surpresas no Oeste

Da Ericeira à Nazaré, passando pelas Berlengas, os repórteres da SÁBADO foram descobrir o Oeste. E encontraram vários tesouros, como os flamingos na lagoa de Óbidos. Outros temas: os perigos das alterações climáticas; a moda de alugar carro; e uma conversa improvável com Gustavo Santos.

25 de agosto

Os chás que matam

Dominou o mundo do futebol com a Olivedesportos e depois apostou nos media: esta semana, abordamos a ascensão e queda de Joaquim Oliveira. E contamos-lhe como o candidato à Câmara de Lisboa Carlos Moedas sofreu com as perguntas da SÁBADO - um treino para os frente-a-frente com Medina.

18 de agosto

A PIDE e os judeus

Esta semana, destacamos as histórias dos judeus perseguidos pela PIDE nos anos 30 e 40; a entrevista à gestora de topo Luisa Delgado; a reportagem no Parque Natural Sintra-Cascais, que parece ameaçado pelo betão; e a experiência das refeições com algas.

Mostrar mais crónicas
Tópicos Bastidores 907