O major general Ihor Tantsyura desempenhará o cargo, em vez de Yuriy Halushkin. Governo ucraniano salientou a importância destas forças de civis.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky substituiu o chefe das Forças de Defesa Territoriais três meses depois do início da guerra com a Rússia, sem apresentar justificações. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa, que anunciou que o major general Ihor Tantsyura desempenhará o cargo, em vez de Yuriy Halushkin.
REUTERS/Gleb Garanich
As Forças de Defesa Territoriais ajudam o exército ucraniano a combater a Rússia, e são formadas por civis que receberam formação militar.
O Ministério da Defesa descreve Ihor Tantsyura como um militar com experiência que chefiou as equipas das forças terrestres da Ucrânia. De acordo com a mesma mensagem, as forças cresceram rapidamente pouco depois de terem sido criadas pouco antes da invasão, e têm um papel importante na defesa.
"O crescimento explosivo da estrutura, especialmente em condições de combate intenso, é uma grande experiência, com erros e conquistas. Há sucessos e, infelizmente, perdas", indicou o governo.
Um batalhão das Forças Territoriais conseguiu avançar até à fronteira com a Rússia depois de repelir as forças russas que atacavam a cidade de Kharkiv.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.