Sábado – Pense por si

Zelensky já se encontrou com o Papa Leão XIV

Nas redes sociais, Volodymyr Zelensky escreveu uma mensagem de agradecimento.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que já se encontrou com o Papa Leão XIV. Nas redes sociais, escreveu uma mensagem de agradecimento.

AP Photo/Alessandra Tarantino

"Agradecemos ao Vaticano a sua disposição em servir como plataforma para negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia. Estamos prontos para o diálogo em qualquer formato, em prol de resultados tangíveis. Agradecemos o apoio à Ucrânia e a voz clara em defesa de uma paz justa e duradoura", declarou.

No X, Zelensky aproveitou ainda para destacar a importância do papel do Papa na obtenção da paz. "Para milhões de pessoas em todo o mundo, o Sumo Pontífice é um símbolo de esperança para a paz. A autoridade e a voz da Santa Sé podem desempenhar um papel importante para pôr fim a esta guerra", escreveu.

O Vaticano já havia informado este domingo (18) que o Papa Leão XIV se iria reunir, esta tarde, com o presidente ucraniano durante uma audiência privada.

A informação surgiu num momento em que o Sumo Pontífice se preparava para presidir hoje à sua primeira missa pública na Praça de São Pedro, em Roma.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro