Na reunião realizada na Florida entre a delegação ucraniana e norte-americana, ambos os lados discutiram o plano de paz para pôr fim à guerra.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enfatizou este domingo, após o encontro da delegação de Kiev com representantes norte-americanos na Florida, o tom construtivo do diálogo entre as partes e o facto dos interesses da Ucrânia terem sido abordados.
Zelensky destaca tom construtivo entre delegação ucraniana e EUAAP
"É importante que haja um tom construtivo na conversa e que todas as questões tenham sido abordadas abertamente e com o objetivo de garantir a soberania e os interesses nacionais da Ucrânia", escreveu Zelensky na plataforma Telegram sobre o diálogo relativo ao plano de paz mantido entre Kiev e Washington.
"Agradeço aos Estados Unidos, à equipa do Presidente [Donald] Trump e ao próprio Presidente pelo tempo que estão a dedicar com tanta intensidade à definição dos passos para o fim da guerra. Continuaremos a trabalhar", acrescentou Zelensky depois de ter sido informado sobre os resultados do encontro entre a delegação liderada pelo secretário de Estado do Conselho de Segurança da Ucrânia, Rustem Umerov, e os representantes norte-americanos.
O chefe de Estado ucraniano, que escreveu a sua mensagem depois de ter sido informado sobre aquilo a que chamou "os principais parâmetros do diálogo, os pontos altos e alguns resultados", especificou que espera um "relatório completo" da delegação, que lhe será entregue numa reunião privada.
Na reunião realizada na Florida entre a delegação liderada por Umerov e o grupo de representantes dos Estados Unidos (EUA), chefiado pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, ambos os lados discutiram o plano de paz para pôr fim à guerra, iniciada pela invasão russa em fevereiro de 2022.
Após a reunião, o próprio Rubio observou que a sessão de trabalho foi "produtiva e útil", mas que "ainda há muito trabalho a fazer".
"Acredito que foram alcançados novos progressos", declarou Rubio após o encontro com Umerov.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A literacia mediática e digital da maior parte da população não lhe permite saber que os seus dados são usados e para quê, menos ainda que as fotos que inocentemente publica são transformadas em lições para melhorar a inteligência artificial.
Infelizmente existe um risco real de que não apenas a Democracia, o Estado de Direito e os direitos humanos poderão vir a desaparecer da face da Terra, como também que o mesmo aconteça com a Vida Humana.