Sábado – Pense por si

Von der Leyen anuncia que UE vai aplicar contramedidas a tarifas de Trump

A guerra comercial entre os EUA e a União Europeia parece ir mesmo avançar. A presidente da Comissão Europeia acaba de anunciar esta terça-feira que Bruxelas irá retaliar após as tarifas de 25% às importações de aço e alumínio que Washington irá aplicar a partir de 12 de março.

A União Europeia (UE) vai retaliar contra as tarifas sobre as importações de aço e alumínio impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que entrarão em vigor a 12 de março.

CofinaEditor_2023-07-09_18_48_06DOC.20230709.41163535.leyen.mp40.jpeg
CofinaEditor_2023-07-09_18_48_06DOC.20230709.41163535.leyen.mp40.jpeg

A resposta surge pela voz da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, num comunicado emitido esta terça-feira de manhã, horas após Trump ter anunciado as tarifas.

"Lamento profundamente a decisão dos EUA de impor tarifas nas exportações europeias de aço e alumínio. As tarifas e impostos são más para as empresas e pior para os consumidores", começa por escrever Von der Leyen.

"As tarifas injustificadas aplicadas à UE não ficarão sem resposta: vão desencadear contramedidas firmes e proporcionais", assegura a líder da Comissão Europeia.

"A União Europeia vai agir para assegurar os seus interesses económicos. Vamos proteger os nossos trabalhadores, empresas e consumidores", conclui Ursula von der Leyen.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro