O parlamento do Reino Unido aprovou a realização de eleições antecipadas a 12 de dezembro, com 438 votos a favor e 20 contra - a medida precisava apenas de maioria simples (320 deputados). Antes de aprovar esta data para as eleições gerais antecipadas, numa votação realizada esta terça-feira, os deputados britânicos rejeitaram que as mesmas fossem realizadas a 9 do mesmo mês como preferia o Partido Trabalhador. Esta foi a quarta vez que o atual governo do Partido Conservador tentou marcar eleições antecipadas.
Já se sabia que a ida às urnas seria aprovada, pois Jeremy Corbyn, líder do principal partido da oposição no Reino Unido, garantiu que os labour aceitavam a proposta do primeiro-ministro britânico, Boris Johson, uma vez que foi afastado o cenário de um Brexit sem acordo.
"Durante os próximos três meses, a nossa condição de excluir uma saída sem acordo está cumprida", dado que a União Europeia (UE) aceitou adiar a saída do Reino Unido, disse Corbyn numa reunião com o "gabinete sombra" do partido. O líder trabalhista prometeu lançar "a campanha mais ambiciosa e mais radical que o país alguma vez viu para uma verdadeira mudança".
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, viu na segunda-feira a sua proposta para eleições antecipadas a 12 de dezembro ser chumbada pelo parlamento e anunciou que voltaria a tentar hoje. O Partido Trabalhista absteve-se na votação, em que a proposta do primeiro-ministro recebeu 299 votos a favor e apenas 70 contra, não atingindo o patamar exigido de dois terços dos votos da Câmara dos Comuns (434 deputados).
Boris Johnson anunciou então que o governo apresentaria ainda na noite de segunda-feira uma proposta de lei para serem convocadas eleições legislativas a 12 de dezembro, procedimento que apenas requer uma maioria simples.
A União Europeia (UE) aceitou na segunda-feira um novo adiamento do Brexit, até 31 de janeiro, oferecendo ao Reino Unido a possibilidade de abandonar mais cedo o bloco caso o parlamento ratifique o Acordo de Saída.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Presidente mexicano espera que Biden cumpra reforma migratória
Covid-19: Espanha regista maior subida de casos durante um fim de semana
Itália. Conte recebe voto de confiança dos deputados
França registou mais 404 mortes devido à covid-19
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.