Sábado – Pense por si

Veja os momentos mais marcantes do sismo que atingiu a Síria e a Turquia

Mais de 3 mil pessoas morreram, mas o número deverá aumentar. Dezenas de países já ofereceram ajuda

O sismo que se fez sentir no sul da Turquia e no norte da Síria esta madrugada, 04h17 hora local (01h17 em Lisboa), atingiu uma magnitude de 7.8 na escala de Richter e já causou a morte de pelo menos 3 mil pessoas.

Na Turquia morreram pelo menos 1.762, registam-se em território turco 11.159 feridos e 3.500  edifícios destruídos. Já na Síria foram causados mais de 1.300 mortos. Veja aqui os vídeos mais marcantes do desastre: 

A carregar o vídeo ...
A carregar o vídeo ...
A carregar o vídeo ...
A carregar o vídeo ...
A carregar o vídeo ...
A carregar o vídeo ...

Vários países já ofereceram ajuda, em forma de apoio nos esforços de resgate e salvamento, com equipamento, cães, aviões, bombeiros, refeições, geradores, dinheiro e construção de campos de abrigos de emergência. Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Iraque, Qatar, Kuwait, Paquistão, Vaticano, Alemanha, Itália, Índia, Polónia, Taiwan, Ucrânia, Rússia, Grécia, Israel e Noruega já deram o seu apoio. Portugal demonstrou abertura para ajuda no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres