Urbi et Orbi: Papa pede solidariedade à Europa e anulação da dívida dos países pobres

Lusa 12 de abril de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

Na sua mensagem de Páscoa, lida numa basílica de S. Pedro vazia, Francisco dirigiu os seus pensamentos "a todos aqueles que foram atingidos diretamente pelo coronavírus", aos "doentes, aos que morreram e às famílias".

O Papa propôs hoje a redução, ou mesmo anulação, da dívida dos países pobres, apelou a um "cessar-fogo mundial e imediato" e ao aligeiramento das sanções internacionais, face à pandemia da covid-19.

Papa Vaticano coronavirus
Papa Vaticano coronavirus Vatican Media/Handout via REUTERS

Na sua mensagem de Páscoa, lida numa basílica de S. Pedro vazia, o Papa Francisco desejou que "sejam aligeiradas as sanções internacionais que impedem os países que as sofrem de proporcionarem um apoio conveniente aos seus cidadãos" e apelou à solidariedade internacional "reduzindo, se não mesmo anulando, a dívida que pesa sobre os orçamentos dos países mais pobres".

Na mensagem, Francisco apela a um "cessar-fogo mundial e imediato".

"Não é tempo de continuar a fabricar e a traficar armas, desperdiçando avultados capitais que deveriam ser utilizados para tratar as pessoas e salvar vidas", disse o Papa na mensagem difundida em direto.

O chefe da igreja católica pediu ainda à Europa "solidariedade" e "soluções inovadoras" face à pandemia da covid-19.

Francisco dirigiu os seus pensamentos "a todos aqueles que foram atingidos diretamente pelo coronavírus", aos "doentes, aos que morreram e às famílias".

Num mundo "oprimido pela pandemia, que coloca uma dura prova à nossa grande família humana", é preciso responder com o "contágio da esperança", afirmou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 107 mil mortos e infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, quase 345 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais