NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Última fase da delicada operação de desmontagem do andaime da torre da catedral de Notre-Dame, em Paris, deformado pelo incêndio que assolou o edifício em 2019, vai começar na segunda-feira.
A última fase da delicada operação de desmontagem do andaime da torre da catedral de Notre-Dame, em Paris, deformado pelo incêndio que assolou o edifício em 2019, vai começar na segunda-feira, anunciou hoje o estabelecimento público responsável pela obra.
"O pináculo da catedral de Notre-Dame de Paris estava em restauração durante o incêndio de 15 de abril de 2019. O andaimes instalado para esta operação resistiu ao colapso do pináculo, mas ficou deformados pelo calor do "fogo", lembra o estabelecimento público num comunicado de imprensa.
O andaime, composto por 40.000 peças, "metade das quais com mais de 40 metros de altura", e com 200 toneladas de peso, foi primeiro "consolidado e depois cercado por vigas metálicas em três níveis para estabilizar e impedir qualquer risco de colapso", lê-se no comunicado.
Um segundo andaime foi instalado e, a partir de segunda-feira, "duas equipas alternadas de cinco técnicos" vão descer por corda e ficar o "mais próximo possível das peças queimadas para cortar, usando serras sabre, os tubos de metal derretidos uns sobre os outros" .
"Esta operação vai decorrer durante todo o verão", indica a empresa responsável pela obra no comunicado.
Logo depois do incêndio, o Presidente francês, Emmanuel Mácron, disse eperar que a reconstrução da catedral ficasse pronta dentro de cinco anos.
Contudo, as obras têm sofrido altos e baixos: foram adiadas por terem de ser aplicadas medidas contra a contaminação por chumbo, no inverno, o mau tempo também atrasou os trabalhos e o coronavírus fez parar a reconstrução, que recomeçou gradualmente no final de abril.
Última fase da desmontagem de andaime em Notre-Dame começa na segunda-feira
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.