A licença para o uso de glifosato expira em 15 de Dezembro. A proposta vai agora a comité de recurso.
Os representantes dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) voltaram a falhar um acordo sobre a renovação da licença de glifosato e o tema será apresentado ao comité de recurso, disse à Lusa fonte da Comissão Europeia.
"A maioria dos Estados-membros (14) apoiou a proposta da Comissão, tendo havido nove votos contra e cinco abstenções" na reunião de peritos do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal, explicou uma fonte da Comissão Europeia à Lusa - valor que não chegou a uma maioria qualificada.
Bruxelas apresentou uma proposta de renovação da licença de uso do herbicida glifosato por cinco anos, após o tema ter sido debatido no Colégio de Comissários na quarta-feira.
A licença para o uso de glifosato expira em 15 de Dezembro, adiantando o porta-voz que a proposta rejeitada será apresentada no final deste mês perante o comité de recurso, uma instância destinada a apoiar a tomada de decisões em casos sensíveis e problemáticos.
UE não chega a acordo sobre prolongamento da licença do glifosato
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.