Sábado – Pense por si

UE não chega a acordo sobre prolongamento da licença do glifosato

09 de novembro de 2017 às 11:55
As mais lidas

A licença para o uso de glifosato expira em 15 de Dezembro. A proposta vai agora a comité de recurso.

Os representantes dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) voltaram a falhar um acordo sobre a renovação da licença de glifosato e o tema será apresentado ao comité de recurso, disse à Lusa fonte da Comissão Europeia.

"A maioria dos Estados-membros (14) apoiou a proposta da Comissão, tendo havido nove votos contra e cinco abstenções" na reunião de peritos do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal, explicou uma fonte da Comissão Europeia à Lusa - valor que não chegou a uma maioria qualificada.

Bruxelas apresentou uma proposta de renovação da licença de uso do herbicida glifosato por cinco anos, após o tema ter sido debatido no Colégio de Comissários na quarta-feira.

A licença para o uso de glifosato expira em 15 de Dezembro, adiantando o porta-voz que a proposta rejeitada será apresentada no final deste mês perante o comité de recurso, uma instância destinada a apoiar a tomada de decisões em casos sensíveis e problemáticos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.