Hoje, no âmbito das declarações proferidas sobre o 28.º ano da Constituição (aprovada em 1996), Zelensky referiu-se também "à decisão histórica" da União Europeia sobre a Ucrânia.
O presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, assinalou esta setxa-feira o Dia da Constituição da Ucrânia e destacou o artigo 17 sobre a proteção da integridade territorial e que envolve as Forças Armadas.
Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS
"Milhões de ucranianos demonstram o compromisso com ele (artigo 17) todos os dias", afirmou Zelensky em declarações gravadas na estação ferroviária de Lviv, na região ocidental da Ucrânia, após o regresso de Bruxelas onde participou no Conselho Europeu de quinta-feira.
Volodimyr Zelensky agradeceu em Bruxelas aos líderes do bloco europeu a abertura de negociações com vista à adesão da Ucrânia à União Europeia.
Hoje, no âmbito das declarações proferidas sobre o 28.º ano da Constituição (aprovada em 1996), Zelensky referiu-se também "à decisão histórica" da União Europeia sobre a Ucrânia.
"Estamos agora a fazer o nosso caminho na Europa. Em todos os sentidos. Toda a Ucrânia embarcou nesta difícil viagem. Conseguiu-se muito, mas, pela frente, ainda falta muito. Não podemos parar, nem desviar-nos para caminhos errados. Temos de alcançar o nosso destino", acrescentou o chefe de Estado ucraniano.
Zelensky disse ainda que a integração plena na União Europeia é um objetivo partilhado pelas "diferentes gerações de ucranianos que lutaram por uma Ucrânia independente e europeia".
O dirigente frisou que a Constituição ucraniana "concentra-se no ser humano" e acrescentou que a "resistência" da Ucrânia face à invasão da Rússia não é "uma simples questão relacionada com territórios e soberania", mas, também, de "direitos humanos".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres