Sábado – Pense por si

Ucrânia na União Europeia? A fila para entrar é longa

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 13 de março de 2022 às 10:08

E a distância face aos critérios de entrada na UE também. A Ucrânia, a Moldávia e a Geórgia querem aderir, mas a lista de países há mais de uma década à espera do mesmo ilustra os obstáculos ao sonho.

Somos um país europeu e grande parte do nosso passado e seguramente do nosso futuro está na Europa.” “Somos um Estado europeu. O nosso país sempre pertenceu à cultura e ao espaço civilizado europeu.” As frases são idênticas, mas têm 50 anos de diferença. A primeira foi dita pelo então primeiro-ministro Mário Soares, no debate parlamentar em março de 1977, dias antes do pedido formal de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia. A segunda foi proferida há dias pelo primeiro-ministro da Geórgia, Irakli Garibashvili, no pedido formal de adesão à União Europeia (UE), feito quase ao mesmo tempo que o da Ucrânia sob invasão russa e o da Moldávia. No caso português, o processo de adesão durou oito anos – no destes três países do Leste, que com graus diferentes enfrentam uma ameaça existencial vinda da Rússia, o caminho a percorrer em direção à UE deverá ser ainda mais longo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.