Sábado – Pense por si

O que acontece se a Rússia se desligar da Internet mundial?

Sebastião Almeida
Sebastião Almeida 13 de março de 2022 às 10:00

Um dia depois de o Facebook ter sido bloqueado em território russo, foram registadas 260 mil procuras na web por serviços de redes privadas, ou VPNs como são mais conhecidas. Se a Rússia se desligar da Internet mundial, o resto do mundo deixará de saber o que se passa lá, mas o pior será para os seus cidadãos que passarão a ser monitorizados.

O Kremlin decidiu bloquear o acesso às redes sociais Facebook e Twitter para controlar a narrativa da invasão à Ucrânia e evitar a propagação do que consideram ser informações falsas sobre o conflito, mas centenas de milhares de russos têm tentado contornar as restrições impostas pelo seu Governo, através da utilização de virtual private networks, também conhecidas como VPN.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.