Sábado – Pense por si

Turquia dá luz verde à entrada da Suécia na NATO

Leonor Riso
Leonor Riso 10 de julho de 2023 às 20:39
As mais lidas

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da NATO na véspera da cimeira de Vilnius.

A Turquia aceitou enviar ao parlamento o pedido da Suécia para entrar na NATO, anunciou o secretário-geral Jens Stoltenberg na véspera da cimeira em Vilnius, Lituânia.

Henrik Montgomery /TT News Agency/via REUTERS

"Tenho o prazer de anunciar... que o presidente Erdogan concordou em enviar o protocolo de adesão da Suécia para a grande assembleia nacional o mais cedo possível, e em trabalhar de perto com a assembleia para assegurar a ratificação", afirmou Stoltenberg durante uma conferência de imprensa.

De seguida, o primeiro-ministro Ulf Kristersson também prestou declarações. "Isto é muito bom, tem sido o meu objetivo há muito tempo, e acredito que tivemos uma resposta muito boa hoje e demos um grande passo rumo à adesão", referiu. A Suécia comprometeu-se a apoiar ativamente a entrada da Turquia na União Europeia, e a não prestar apoio aos grupos curdos.

A Suécia, como a Finlândia, apresentou a sua candidatura em 2022. Contudo, a Finlândia entrou em março, e a Suécia ficou pelo caminho. A Turquia colocou entraves à entrada, porque defende que a Suécia não fez o suficiente contra grupos que Ancara considera como terroristas: é o caso do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

O PKK é considerado um grupo terrorista na União Europeia, EUA e Turquia.

Esta segunda-feira, o presidente turco defendeu que, antes da entrada da Suécia na NATO, a Turquia deveria entrar na União Europeia.

Artigos Relacionados