Sábado – Pense por si

Escolha a Sábado como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Turquia acusa Grécia de matar um migrante

04 de março de 2020 às 14:21
As mais lidas

Atenas nega "categoricamente" ter atirado sobre migrantes que tentavam atravessar a fronteira da Turquia para o país.

As autoridades turcas acusaram esta quarta-feira a Grécia de matar a tiro um migrante que tentava entrar no país e ferir outros cinco, acusação que o governo grego "desmente categoricamente".

De acordo com o gabinete do governador da cidade turca de Edirne, os militares gregos abriram fogo quando um grupo de migrantes que estava na Turquia tentou forçar a entrada na Grécia, cerca das 11h00 (08h00 em Lisboa), tendo atingido um deles no peito.

"A Turquia está a divulgar notícias falsas", assegurou o porta-voz do Governo grego, Stelios Petsas.

"Nego categoricamente" que a Grécia tenha atirado sobre migrantes que tentavam atravessar a fronteira da Turquia para a Grécia, disse.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou hoje a Grécia de violar tratados internacionais de direitos humanos e de "afundar barcos" e disparar balas reais em refugiados que tentam entrar no país a partir da Turquia.

"Os gregos, que usam todos os meios para impedir que os migrantes entrem no seu território -- chegando a afogá-los ou matando-os com balas reais - não se devem esquecer de que, um dia, também poderão precisar de compaixão", afirmou Erdogan num discurso hoje realizado em Ancara.

Erdogan lembrou que muitos gregos escaparam do país durante a Segunda Guerra Mundial e pediu ao Governo grego que "respeite os refugiados que chegam ao seu território".

O chefe de Estado turco invocou mesmo o artigo 14.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que reconhece o direito de qualquer pessoa a pedir asilo em qualquer país, em caso de perseguição.

"Os países que fecham as suas fronteiras, afundam barcos de refugiados e forçam-nos a voltar estão a violar" a Declaração, disse.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, estão hoje em Ancara para discutir a crise migratória com o Governo turco.