Sábado – Pense por si

Tsunami Democràtic, o movimento que trouxe Guardiola para os protestos na Catalunha

Juliana Nogueira Santos 15 de outubro de 2019 às 20:53

Mantêm-se anónimos e utilizam redes encriptadas para comunicar. Ministério do Interior já está a investigar o movimento.

A confusão irrompeu em Barcelona assim que se conheceu a sentença dos independentistas catalães. Os doze políticos envolvidos na preparação e execução do referendo independentista de 1 de outubro de 2017 foram condenados a penas de prisão até 13 anos, e a população catalã não concordou. Os manifestantes ocuparam vários locais chave da capital catalã - estradas, estações de comboio -, mas não por sua iniciativa. Por trás desta vaga de desobediência civil está um movimento com pouco mais de um mês que usa as redes sociais para mobilizar sem deixar qualquer rasto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.