Sábado – Pense por si

Trump irá liderar a Casa Branca mais rica da história

Gabriela Ângelo 03 de janeiro de 2025 às 07:00
As mais lidas

O presidente eleito decidiu preencher a sua equipa com empresários multimilionários e com um património no valor total de 668 mil milhões de dólares. Só o património de Elon Musk constitui 500 mil milhões.

No dia 20 de janeiro Donald Trump irá assumir funções como presidente dos Estados Unidos, e o seu gabinete estará repleto de algumas das pessoas mais ricas do país. A soma de todas as fortunas equivale a 668 mil milhões de dólares ou 648 mil milhões de euros e constitui quase o dobro do PIB português que se encontra a 287 mil milhões de dólares ou 278 mil milhões de euros.

Brandon Bell/Pool via REUTERS/File Photo

O elemento da equipa com maior fortuna é atualmente o homem mais rico do mundo, Elon Musk, que conta com um património de 500 mil milhões de dólares, ou 484 mil milhões de euros. Foi nomeado em novembro para liderar o Departamento de Eficiência Governamental, em conjunto com o empresário farmacêutico Vivek Ramaswamy, cujo património líquido está estimado a 960 milhões de dólares ou 930 milhões de euros.

A própria fortuna do novo inquilino da Casa Branca encontra-se na casa dos 6 mil milhões de dólares, de acordo com a Bloomberg e a Forbes, no entanto, não é possível averiguar o valor exato do montante. Dentro da sua equipa encontram-se diretores executivos de gigantes tecnológicos, diretores financeiros de Wall Street e homens de negócio, o que faz desta a administração mais rica da história dos Estados Unidos.

Segundo a Bloomberg, Stephen Feinberg, cofundador e proprietário da empresa de capital privado Cerberus Capital Management que foi nomeado para preencher o cargo de secretário-adjunto do departamento de Defesa, conta com um património superior ao do presidente eleito, com cerca de 7,7 mil milhões de dólares. O vice-presidente nomeado, J.D. Vance conta com um património no valor de 4,8 mil milhões de dólares e o futuro ministro das Finanças, Scott Bessent, conta com uma fortuna de 3,5 mil milhões de dólares e lidera o fundo de investimento Key Square. A única mulher na lista dos nomeados é Linda McMahon, co-fundadora da World Wrestling Entertainment (WWE) que vale cerca de 3 mil milhões de dólares e irá ocupar o cargo de secretária da Educação.

À medida que são confirmados os membros da sua equipa, confirma-se que Trump quer grandes empresários a governar a maior economia do mundo, independentemente da experiência que tenham nas áreas que vão coordenar.

Artigos Relacionados