O presidente eleito decidiu preencher a sua equipa com empresários multimilionários e com um património no valor total de 668 mil milhões de dólares. Só o património de Elon Musk constitui 500 mil milhões.
No dia 20 de janeiro Donald Trump irá assumir funções como presidente dos Estados Unidos, e o seu gabinete estará repleto de algumas das pessoas mais ricas do país. A soma de todas as fortunas equivale a 668 mil milhões de dólares ou 648 mil milhões de euros e constitui quase o dobro do PIB português que se encontra a 287 mil milhões de dólares ou 278 mil milhões de euros.
Brandon Bell/Pool via REUTERS/File Photo
O elemento da equipa com maior fortuna é atualmente o homem mais rico do mundo, Elon Musk, que conta com um património de 500 mil milhões de dólares, ou 484 mil milhões de euros. Foi nomeado em novembro para liderar o Departamento de Eficiência Governamental, em conjunto com o empresário farmacêutico Vivek Ramaswamy, cujo património líquido está estimado a 960 milhões de dólares ou 930 milhões de euros.
A própria fortuna do novo inquilino da Casa Branca encontra-se na casa dos 6 mil milhões de dólares, de acordo com a Bloomberg e a Forbes, no entanto, não é possível averiguar o valor exato do montante. Dentro da sua equipa encontram-se diretores executivos de gigantes tecnológicos, diretores financeiros de Wall Street e homens de negócio, o que faz desta a administração mais rica da história dos Estados Unidos.
Segundo a Bloomberg, Stephen Feinberg, cofundador e proprietário da empresa de capital privado Cerberus Capital Management que foi nomeado para preencher o cargo de secretário-adjunto do departamento de Defesa, conta com um património superior ao do presidente eleito, com cerca de 7,7 mil milhões de dólares. O vice-presidente nomeado, J.D. Vance conta com um património no valor de 4,8 mil milhões de dólares e o futuro ministro das Finanças, Scott Bessent, conta com uma fortuna de 3,5 mil milhões de dólares e lidera o fundo de investimento Key Square. A única mulher na lista dos nomeados é Linda McMahon, co-fundadora da World Wrestling Entertainment (WWE) que vale cerca de 3 mil milhões de dólares e irá ocupar o cargo de secretária da Educação.
À medida que são confirmados os membros da sua equipa, confirma-se que Trump quer grandes empresários a governar a maior economia do mundo, independentemente da experiência que tenham nas áreas que vão coordenar.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.