Depois de um mês de tensão entre ambos os países, criado pelo ataque em Caxemira em abril que matou 26 turistas indianos e nepaleses, Trump anuncia que com a ajuda dos EUA a Índia e o Paquistão chegaram a um acordo de paz.
Donald Trump anunciou este sábado que "a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato".
caxemiraAP Photo/M.D. Mughal
Através da sua rede social Truth Social, o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou que "após uma longa noite de conversações mediadas pelos Estados Unidos, a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato".
"Parabéns aos dois países por terem usado o bom senso e a grande inteligência. Obrigado pela vossa atenção a este assunto!", concluiu.
Segundo a BBC, o vice primeiro-ministro do Paquistão, Ishaq Dar, já confirmou o acordo, assim como o Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, Vikram Misri, afirmando que tanto a Índia como o Paquistão iram "cessar todos os disparos e ações militares em terra, ar e mar" a partir das 17:00 em Índia, 12:30 em Lisboa.
O Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio afirmou ainda que a Índia e o Paquistão "concordaram com um cessar-fogo imediato e com o início de conversações sobre um conjunto de questões num local neutro". Numa publicação na rede social X, felicita "os primeiros-ministros Modi e Sharif pela sua sabedoria, prudência e sentido de Estado ao escolherem o caminho da paz".
Depois de quase um mês de tensões entre as duas potênciais nucleares, espoletado pelo atentado a 22 de abril que fez 26 mortos na parte da Caxemira administrada pela Índia, ambas chegaram a um acordo de paz.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.