Declarações surgem após Havana denunciar uma infiltração armada a partir da Florida, agravando a tensão entre os dois países
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu esta sexta-feira a possibilidade de uma “tomada de controlo amigável” de Cuba, afirmando que Washington mantém conversações com o governo cubano a um “nível muito elevado”, segundo declarações aos jornalistas a partir do relvado da Casa Branca.
Donald Trump fala sobre CubaRadar
O chefe de Estado dos EUA explicou aos jornalistas na Casa Branca que o secretário de Estado, Marco Rubio, está a manter conversas de "alto nível" sobre essa possibilidade. "O governo cubano está a conversar connosco e está numa situação muito difícil", referiu Trump aos jornalistas, antes de viajar para o Texas. "Eles não têm dinheiro. Não têm nada agora, mas estão a conversar connosco e talvez possa haver uma tomada de poder amigável em Cuba", afirmou, não explicando o que esta "tomada de poder" possa significar.
As declarações foram feitas poucos dias depois de a Guarda Costeira cubana ter matado quatro tripulantes de uma lancha norte-americana, depois de a embarcação não ter obedecido à ordem de paragem em águas territoriais e ter aberto fogo. Outras seis pessoas que seguiam na lancha ficaram feridas, assim como o comandante da embarcação cubana, que tinha cinco pessoas a bordo.
Segundo o ministério do Interior cubano, a embarcação aproximou-se "a nordeste do canal El Pino, no Cayo Falcones, no município de Corralillo, província de Villa Clara" , onde uma unidade com cinco membros da Guarda Costeira se aproximou "para identificação". De seguida, "a lancha ilegal abriu fogo contra os militares cubanos", que terão ripostado.
O procurador-geral da Florida, James Uthmeier, anunciou a abertura de uma investigação após o incidente, prometendo que os "comunistas serão responsabilizados".
Trump admite possível “tomada de controlo amigável” de Cuba
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.