Sábado – Pense por si

Três trabalhadores morrem numa mina espanhola

SÁBADO , Lusa 09 de março de 2023 às 11:15
As mais lidas

Vítimas ficaram presas a 900 metros de profundidade na sequência de um deslizamento de terras.

Três pessoas morreram esta manhã, numa mina na região espanhola da Catalunha, na sequência de um desbamento. As três vítimas são trabalhadores da empresa que explora a minha de potássio (sal) de Súria, localizada nos arredores de Barcelona, a cerca de 70 quilómetros a noroeste da cidade catalã.

Redes Sociais / Twitter

Segundo oEl País, o alerta foi dado perto das 8h53 e para o local foram enviados oito equipas de resgate e um helicópetro. Depois começou um trabalho contra-relógio para tentar resgatar os trabalhadores que ficaram presos a 900 metros de profundidade na sequência de um deslizamento de terras numa das galerias da mina.

Pere Aragonès, presidente do governo da catalunha, considerou o sucedido um "aciednte trágico" e garantiu que iria ser prestada assistência às famílias das vítimas. Já o ministro do trabalho espanhol, Roger Torrent, e a ministra do Interior, Joan Ignasi Elena, deslocaram-se para Súria de forma a inteirarem-se da situação.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.