Sábado – Pense por si

Três homens acusados na Dinamarca de comprarem drones para jihadistas

05 de julho de 2019 às 14:19
As mais lidas

Os três acusados compraram pequenas peças que, para o Ministério Público dinamarquês, juntas "podiam ser transformadas em armas poderosas para os terroristas".

O Ministério Público dinamarquês acusou três homens de comprarem ‘drones’ (aparelhos aéreos não-tripulados) e outro equipamento para o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, para serem usados "em ações de combate" na Síria e no Iraque.

Os três homens foram acusados ao abrigo da legislação antiterrorista em vigor na Dinamarca.

O procurador-geral Kristian Kirk disse que os três homens, de 30 anos, "deliberadamente e sistematicamente obtiveram muitas peças pequenas e componentes, que juntos podiam ser transformadas em armas poderosas para os terroristas".

"Parecia uma lista de compras para um ‘hobby’ (...) mas é a sério", acrescentou.

Os três homens compraram aviões de passatempo, ‘drones’ e câmaras térmicas, assim como outros componentes, ferramentas e acessórios na Dinamarca, entre 2013 e 2017.

O julgamento está marcado para setembro, em Copenhaga.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.