Sábado – Pense por si

Todos os migrantes mortos em camião no Reino Unido eram vietnamitas

As autoridades do Reino Unido têm trabalhado com a polícia do Vietname e com o médico legista para identificar os corpos encontrados num contentor de um camião na zona do Parque Industrial de Waterglade em Grays.

Os 39 migrantes cujos cadáveres foram encontrados em 23 de outubro no interior de um camião no Reino Unido eram de nacionalidade vietnamita, anunciou esta quinta-feira a polícia britânica, que já identificou formalmente os corpos e notificou as famílias.

As autoridades do Reino Unido têm trabalhado com a polícia do Vietname e com o médico legista para identificar os corpos encontrados num contentor de um camião na zona do Parque Industrial de Waterglade em Grays (condado de Essex), a leste de Londres.

O chefe adjunto da polícia, Tim Smith, disse que o trabalho de identificação dos corpos marca "um passo importante na investigação" e permite "trabalhar com os colegas da polícia vietnamita para apoiar as famílias das vítimas", entre as quais oito mulheres e 31 homens.

Smith acrescentou ainda que é "justo" que se ofereça "uma oportunidade aos familiares de receber as notícias que confirmam a morte dos seus entes queridos antes da divulgação de mais informações".

A polícia britânica pensou inicialmente que as 39 pessoas encontradas no interior do contentor do camião eram chinesas.

No entanto, nos últimos dias, várias famílias oriundas de províncias do centro do Vietname relataram o desaparecimento de familiares, suspeitando que estes teriam tentado entrar clandestinamente no Reino Unido e que poderiam constar entre os corpos encontrados no interior do camião.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.