Questão da independência da ilha tem levado à actividade militar da China.
O Ministério de Defesa de Taiwan planeia fabricar em breve uma actualização dos mísseis terra-terra Hsiung Feng IIE, com alcance de mais de 1.000 quilómetros, segundo o jornal em língua chinesa Shangbao.
Os mísseis de cruzeiro Hsiung Feng IIE foram testados pela primeira vez em 2008 e actualmente têm um alcance de 600 quilómetros, refere o Shangbao.
Por outro lado, o míssil ar-ar Tien Chien II foi melhorado para aumentar o seu alcance de 60 para 100 quilómetros, passou os testes, e estão planeadas versões para o seu uso na marinha, escreve hoje o diário Taipei Times, citando fontes militares anónimas.
O anúncio de melhorias nos mísseis taiwaneses ocorre numa altura de crescentes actividades militares da China perto de Taiwan, com frequentes passagens de aviões militares chineses perto da zona de identificação de defesa aérea da ilha.
A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse na sexta-feira através da sua página de Facebook, que as frequentes manobras militares chinesas perto de Taiwan estavam a afectar "a estabilidade regional" e que a ilha "estava atenta" para se defender contra qualquer tipo de ameaça à sua segurança.
Na semana passada, a força aérea chinesa realizou as suas 10.ª manobras nas proximidades de Taiwan desde o XIX Congresso do Partido Comunista Chinês, realizado em Outubro.
A China e Taiwan mantêm uma disputa de soberania sobre a ilha, e Pequim tem ameaçado com ataques militares caso Taiwan declare formalmente a independência.
Taiwan vai fabricar mísseis de mil quilómetros de alcance
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.