Sábado – Pense por si

Surkov, o génio por detrás do poder de Putin que adora Tupac

Diogo Barreto
Diogo Barreto 23 de fevereiro de 2022 às 14:00

É um estratega russo que esteve na sombra de Putin mais de 20 anos. Foi fundamental na anexação da Crimeia e não acredita que a Ucrânia exista.

Vladimir Putin é um dos homens mais poderosos do mundo e, aos 69 anos, não parece ter delfins que o possam vir a substituir na liderança da Rússia. Mas nem mesmo um homem tão poderoso como o presidente russo consegue este nível de domínio sem braços direitos e talvez ninguém tenha tanta importância no projeto de poder do líder russo como Vladislav Surkov, o seu antigo assistente pessoal e um dos arquitetos por detrás do conflito na Ucrânia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.