NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Sismo foi registado às 06h12 a 90 quilómetros do estado norte-americano e a 800 quilómetros da capital, Anchorage.
Um sismo grande de magnitude 7,8 na escala de Richter foi registado hoje a 800 quilómetros da sudoeste de Anchorage, capital do Alasca, provocando uma alerta de tsunami, indicou o centro geológico norte-americano (USGS).
O alerta diz respeito sobretudo a uma área de 300 quilómetros no raio do epicentro do sismo que foi registado às 06:12 a 90 quilómetros a sul de Perryville, no Estado norte-americano do Alasca, de acordo com o US Geological Survey.
"Com base nos dados preliminares do sismo (...) as vagas de tsunami perigosas são possíveis na costa situada a 400 quilómetros do epicentro do tremor de terra", refere o centro de alerta de tsunamis do Pacífico.
O alerta está em vigor para a península do Alasca e para o sul do estado.
"Para a costa de território norte-americano (mais a sul) e canadiano, o nível de perigo de tsunami está a ser avaliado", acrescenta o organismo.
O tremor de terra foi sentido a "centenas de quilómetros" de distância.
"Eu senti um longo tremor de terra", disse um residente de Homer, Alasca, a cerca de 650 quilómetros do epicentro, em declarações recolhida pelo portal sobre sismos msc.csem.org.
O Alasca está dentro da "cintura de fogo" do Pacífico, zona de sismos muito ativa entre o Golfo do Alasca e a Península de Kamtchatka, na Rússia.
No dia 27 de março de 1964 um sismo de magnitude 9,2, o mais violento registado em todo o mundo, atingiu a zona do Alasca.
O tremor de terra ocorrido em 1964 prolongou-se durante vários minutos tendo provocado efeitos destruidores junto a costa oeste americana e provocou a morte a mais de 250 pessoas.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.