
Terramoto de magnitude 7,1 registado ao largo de Tonga com alerta de tsunami
Tonga é um país da Polinésia formado por 171 ilhas com uma população de cerca de 106.000 pessoas, a maioria das quais vive na ilha principal de Tongatapu.
Tonga é um país da Polinésia formado por 171 ilhas com uma população de cerca de 106.000 pessoas, a maioria das quais vive na ilha principal de Tongatapu.
O terramoto de magnitude 7,7 na escala de Richter, que aconteceu na sexta-feira, desencadeou uma série de réplicas desde então, o mais forte dos quais - de magnitude 6,7 na escala de Richter - ocorreu minutos após o primeiro terramoto.
Cerca de 1.500 bombeiros e equipas de salvamento foram destacados para procurar pessoas nos escombros, informou o Ministério da Gestão de Emergências da China.
O alerta de tsunami abrange uma grande parte da costa do Pacífico a norte de São Francisco.
A Proteção civil recebeu, contudo, um elevado número de chamadas telefónicas, da zona do Alentejo até Coimbra.
O sismo foi registado pelas 5h11. Epicentro situa-se a cerca de 86 quilómetros da capital.
De momento não há registo de feridos ou de danos.
O terramoto ocorreu às 22:37 locais (14:37 em Lisboa) e foi medido a uma profundidade de 32 quilómetros.
No total dos dois dias a TAP deverá transportar cerca de 1.500 pessoas.
O pai e a criança que ficaram feridos na sequência do terramoto estão entre os portugueses que chegaram esta madrugada.
"O pai e a filha estão fora de perigo, mas tiveram de ter tratamento hospitalar", explicou o ministro.
O Equador é particularmente propenso a terramotos. No Peru, uma menina morreu na sequência de um traumatismo craniano.
O Serviço Geológico dos EUA refere um sismo a 20,5 quilómetros da superfície. Epicentro registou-se em Gorno-Badakhshan, região que faz fronteira com o Afeganistão e a China.
A Embaixada aconselha também os cidadãos que se encontrem na Turquia a manter a calma, que não se desloquem para as zonas acidentadas e a obedecer às instruções da proteção civil do país.
"Neste momento há já 11 países que mobilizaram meios para apoiar a Turquia, no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Nós também já transmitimos a nossa disponibilidade à União Europeia, para integrarmos essa equipa de apoio, nomeadamente ao resgate e no quadro de emergência médica", afirmou José Luís Carneiro.
O abalo ocorreu às 04h17 (01h17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros. Um terceiro abalo atingiu a região cerca de 12 horas depois do primeiro.