Sábado – Pense por si

Sirenes de alerta para ataque aéreo soam na Ucrânia durante cimeira

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu Charles Michel cumprimentavam Zelensky quando soou o alerta.

As sirenes de alerta de ataque aéreo soaram em Kiev e pela Ucrânia esta sexta-feira, dia em que Ursula von der Leyen, comissários europeus e membros do governo ucraniano se vão encontrar na capital ucraniana. Soaram quando Zelensky cumprimentava a presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky recebeu os altos responsáveis da Comissão Europeia que estão em Kiev para reafirmar o compromisso de apoiar o país "enquanto for preciso", apesar de a adesão à União Europeia pedida pela Ucrânia não avançar.

Charles Michel e Ursula von der Leyen são recebidos por Volodymyr Zelensky quase um ano desde o início da guerra: assinala-se no dia 24. Além de Kiev, as sirenes soaram em várias outras cidades.

Num comunicado conjunto a que a Reuters teve acesso, os três líderes vão defender que "a União Europeia vai apoiar a Ucrânia e o povo ucraniano contra a guerra de agressão da Rússia enquanto for preciso".

Artigos Relacionados

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.