Sábado – Pense por si

Rússia diz que envio de caças F-16 terá "riscos colossais"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de maio de 2023 às 13:55
As mais lidas

"Os países ocidentais continuam na escalada dos esforços de guerra e isso implica riscos colossais para eles", afirmou o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo.

A Rússia aemaçou este sábado que o envio de caças F-16 para a Ucrânia pode representar "riscos colossais" para o Ocidente e os restantes aliados da Ucrânia.

F16
F16 Vítor Mota

"Os países ocidentais continuam na escalada dos esforços de guerra e isso implica riscos colossais para eles", afirmou o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo, Alexander Grushko, citado pela agência noticiosa russa TASS.

"Em qualquer caso, isto será tido em conta em todos os nossos planos e temos todos os meios necessários para atingir os objetivos que estabelecemos", acrescentou, falando na 31ª Assembleia do Conselho de Política Externa e de Defesa da Rússia.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na sexta-feira, durante a cimeira do G7 no Japão, que Washington apoia os seus aliados na formação de pilotos ucranianos na utilização de caças F-16, embora não tenha sido tomada nenhuma decisão concreta sobre a entrega destes aviões.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro