Sábado – Pense por si

Rússia diz que envio de caças F-16 terá "riscos colossais"

"Os países ocidentais continuam na escalada dos esforços de guerra e isso implica riscos colossais para eles", afirmou o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo.

A Rússia aemaçou este sábado que o envio de caças F-16 para a Ucrânia pode representar "riscos colossais" para o Ocidente e os restantes aliados da Ucrânia.

F16
F16 Vítor Mota

"Os países ocidentais continuam na escalada dos esforços de guerra e isso implica riscos colossais para eles", afirmou o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo, Alexander Grushko, citado pela agência noticiosa russa TASS.

"Em qualquer caso, isto será tido em conta em todos os nossos planos e temos todos os meios necessários para atingir os objetivos que estabelecemos", acrescentou, falando na 31ª Assembleia do Conselho de Política Externa e de Defesa da Rússia.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na sexta-feira, durante a cimeira do G7 no Japão, que Washington apoia os seus aliados na formação de pilotos ucranianos na utilização de caças F-16, embora não tenha sido tomada nenhuma decisão concreta sobre a entrega destes aviões.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.