Sábado – Pense por si

Rio de Janeiro ultrapassou São Paulo em mortes diárias por covid-19

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, na quinta-feira registaram-se 189 mortes causadas pela covid-19, um número superior ao contabilizado no mesmo dia em São Paulo, com 161 vítimas mortais.

O estado do Rio de Janeiro registou pela primeira vez na quinta-feira mais mortes causadas pelo novo coronavírus do que o estado de São Paulo, epicentro da doença no Brasil, segundo os órgãos regionais de saúde.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, na quinta-feira registaram-se 189 mortes causadas pela covid-19, um número superior ao contabilizado no mesmo dia em São Paulo, com 161 vítimas mortais.

No total, desde o início da epidemia no país, há cerca de dois meses, o Rio de Janeiro registou 1.394 mortes, enquanto São Paulo teve 3.206 óbitos causados pelo novo coronavírus.

No Brasil, a covid-19 já infetou 135.106 pessoas e causou 9.146 mortes, segundo o Ministério da Saúde do país.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 269 mil mortos e infetou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.114 pessoas das 27.268 confirmadas como infetadas, e há 2.422 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.