Com a saída do ‘speaker’ Paul Ryan e com a maioria perdida para os Democratas, o novo líder do Partido Republicano na Câmara dos Representantes tem a tarefa de promover a agenda conservadora e de proteger o Presidente dos EUA.
Os Republicanos escolheram hoje Kevin McCarthy para líder da bancada na Câmara dos Representantes, onde ficaram em minoria, após as eleições intercalares de dia 6.
Com a saída do ‘speaker’ Paul Ryan e com a maioria perdida para os Democratas, o novo líder do Partido Republicano na Câmara dos Representantes tem a tarefa de promover a agenda conservadora e de proteger o Presidente dos EUA, Donald Trump, de quem é muito próximo, das críticas dos adversários.
"Nós regressaremos", prometeu McCarthy, o congressista que há sete mandatos representa os Republicanos no seu círculo na Califórnia e que hoje foi eleito líder da bancada do seu partido, derrotando o congressista do Ohio Jim Jordan, por 159 contra 43 votos.
McCarthy recorda que já ajudou o Partido Republicano a recuperar uma perda de maioria na Câmara dos Representantes, em 2006, e mostra-se confiante na capacidade de o partido se unir e justificar a confiança do eleitorado.
Com McCarthy na liderança da bancada parlamentar, a defender a agenda legislativa dos Republicanos, Jim Jordan (conhecido pela sua agressividade, demonstrada nos debates televisivos na estação Fox) ficará sobretudo com a tarefa de contrariar os Democratas nos pedidos de investigação a Donald Trump, pelos seus negócios e pela alegada interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.
McCarthy reconheceu que o Partido Republicano sofreu pesadas derrotas nas zonas suburbanas, nas eleições intercalares.
O congressista também se mostrou preocupado com a predominância masculina e branca na bancada do Partido Republicano, por oposição a uma bancada Democrata bem mais diversificada no perfil.
Nestas eleições internas, Donald Trump manteve-se imparcial, sendo próximo de ambos os candidatos, embora não esconda a empatia especial com McCarthy, a quem chama de "meu Kevin".
Republicanos escolhem Kevin McCarthy para líder da Câmara de Representantes
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.