Sábado – Pense por si

Qatar não encontra "justificação legítima" para corte de relações

A Arábia Saudita e seus aliados são acusados de violar a soberania do Qatar, num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros

O ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar afirmou hoje "não haver uma justificação legítima" para o rompimento de relações diplomáticas anunciado por parte da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Iémen e Egipto.

Estas medidas são "injustificadas" e "sem fundamento", reagiu o ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, em comunicado, considerando que têm um "objectivo claro: colocar o Estado [do Qatar] sob tutela, o que constitui uma violação da sua soberania" e é "totalmente inaceitável".

Os quatro países árabes anunciaram hoje, num movimento sem precedentes, o corte de relações diplomáticas com o Qatar, acusando-o de desestabilizar a região e de apoiar o terrorismo, incluindo o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.