Putin obriga 755 diplomatas norte-americanos a abandonar Rússia

Leonor Riso , Lusa 30 de julho de 2017
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 25 de fevereiro a 3 de março
As mais lidas

O presidente russo não acredita que as relações com os EUA melhorem num futuro próximo

Vladimir Putin anunciou hoje que 755 diplomatas norte-americanos têm de deixar a Rússia. De acordo com a agência noticiosa AFP, o presidente russo não acredita que as relações entre os Estados Unidos e a Rússia melhorem nos próximos tempos.

Porém, citado pela Reuters, afirmou que "estão a ser alcançados resultados apesar desta situação bastante difícil". 

"Quanto a outras medidas possíveis, ou se isto é muito ou não, é bastante sensível do ponto de vista do trabalho do departamento diplomático porque de um milhar de funcionários - diplomatas e funcionários técnicos que trabalharam, e que ainda trabalham na Rússia, 755 terão de parar as suas actividades na Federação Russa", afirmou Putin.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu ontem cooperação à Rússia sobre as grandes questões internacionais para que não seja necessária a imposição de sanções a Moscovo.

"Esperamos que haja cooperação entre os nossos dois países sobre as grandes questões internacionais e estas sanções já não sejam mais necessárias", declarou hoje Tillerson num breve comunicado.

Esta nota vem depois de, na sexta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, referir que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem a intenção de promulgar uma lei aprovada pelo Congresso que endurece sanções contra a Rússia, o Irão e a Coreia do Norte.

O projecto aprovado no Congresso norte-americano endurece as sanções contra a Rússia devido à sua suposta interferência nas eleições de novembro nos Estados Unidos, às suas ações na Ucrânia e na Síria e às suas violações dos direitos humanos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais