Sábado – Pense por si

Organização juvenil reivindica ataque contra turismo em Barcelona

"Não é turismofobia, é autodefesa contra o 'bairrocídio'!", defendem

A organização juvenil de esquerda Arran, que defende a independência da Catalunha e tem ligações ao partido de extrema-esquerda CUP, reivindicou hoje o assalto a um autocarro turístico em Barcelona.

Depois de, na passada quinta-feira, quatro encapuzados terem assaltado um autocarro turístico na cidade de Barcelona, tendo pintado a parte dianteira do veículo, hoje o movimento Arran difundiu um vídeo na rede social em que mostra o ataque, que não causou danos em pessoas.

"Não é turismofobia, é autodefesa contra o 'bairrocídio'!", proclamou Arran numa mensagem no Twitter.

Segundo o movimento Arran, o "turismo de massas mata bairros, destrói o território e condena à miséria a classe trabalhadora", pelo que a organização luta "contra um modelo de turismo predador" e "assassino" que "gera postos de trabalho precários, temporários, que gentrifica as cidades e gera lucros como poucos".

Arran critica ainda os "responsáveis políticos que ignoram as reivindicações" das organizações que trabalham por "construir um modelo turístico alternativo e sustentável".

A organização juvenil Arran tem ligações à CUP (Candidatura de Unidade Popular), partido de extrema-esquerda que defende a independência da Catalunha.

Em 2016, Barcelona recebeu 32 milhões de visitantes. Na cidade espanhola da Catalunha vivem regularmente 1,6 milhões de pessoas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.