Sábado – Pense por si

PSOE tem 124 deputados eleitos com 59,81% dos votos escrutinados em Espanha

Em segundo lugar vem o PP (direita) com 83 lugares seguindo-se o partido de extrema-direita Vox com 52 lugares.

Os socialistas do PSOE com 124 deputados eleitos lideram a contagem de votos das eleições deste domingo em Espanha quando estão escrutinadas 59,81% das assembleias de votos, anunciou a comissão de eleições.

Em segundo lugar vem o PP (direita) com 83 lugares seguindo-se o partido de extrema-direita Vox com 52 lugares.

A coligação de extrema-esquerda Unidas Podemos elegeu até agora 35 deputados e o Cidadãos obtém apenas 10 lugares.

Nas eleições de 28 de abril, os socialistas do PSOE tiveram 28,7% dos votos, seguidos pelo PP com 16,7%, o Cidadãos (direita liberal) com 15,9%, o Unidas Podemos (extrema-esquerda) com 14,3% e o Vox (extrema-direita) com 10,3%.

As eleições de hoje foram convocadas em setembro pelo Rei de Espanha, depois de constatar que o primeiro-ministro socialista em funções, Pedro Sánchez, não conseguiu reunir os apoios suficientes para voltar a ser investido no lugar na sequência das eleições de abril.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.