Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro turco reivindica vitória da reforma constitucional

Os resultados divulgados pela agência turca Anadolu indicam uma vitória do "sim" com 51,35%, quando estavam contados 99,17% dos votos

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, reivindicou a vitória do "sim" no referendo deste domingo sobre uma reforma constitucional, que reforça os poderes do presidente Recep Tayyip Erdogan.

"Meus caros concidadãos, de acordo com os resultados não oficiais, o referendo para a presidencialização do sistema terminou com [uma vitória do] Sim", disse Yildirim num discurso de vitória na sede do seu partido, o AKP, em Ancara.

Os resultados divulgados pela agência turca Anadolu indicam uma vitória do "sim" com 51,35%, quando estavam contados 99,17% dos votos.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.