Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro japonês em Moscovo para discutir ilhas disputadas por Rússia e Japão

21 de janeiro de 2019 às 08:58
As mais lidas

Shinzo Abe irá encontrar-se com Vladimir Putin para tentar resolver o impasse sobre ilhas Curilas, no Pacífico, disputadas entre os dois países há mais de sete décadas.

O primeiro-ministro do Japão viajou esta segunda-feira para Moscovo, em visita oficial, para tentar resolver o impasse sobre ilhas Curilas, no Pacífico, disputadas entre os dois países há mais de sete décadas.

"As negociações com a Rússia estão pendentes há 70 anos e não serão fáceis", disse Shinzo Abe aos jornalistas antes de embarcar no avião que o levará a Moscovo, onde se encontrará com o Presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira.

Rússia e Japão estão há mais de sete décadas sem assinar o tratado de paz depois do conflito armado devido ao contencioso territorial sobre quatro ilhas, retiradas ao Japão pela então União Soviética.

"Quero falar honestamente com Putin para poder avançar o máximo possível na negociação do tratado de paz", sublinhou o primeiro-ministro nipónico.

As negociações não se adivinham nada fáceis. Na semana passada, O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, insistiu que o Japão deve reconhecer que as disputadas ilhas Curilas, no Pacífico, são parte do território russo como ponto de partida para as negociações.

A declaração do ministro russo, depois de conversações com o seu homólogo japonês, Taro Kono, refletem os esforços de Moscovo para moderar as expectativas japonesas de um acordo iminente.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.