Sábado – Pense por si

Presidente sul-coreano garante que não haverá guerra com a Coreia do Norte

"Evitarei a guerra a todo o custo", afirmou Moon, apesar das tensões geradas pelo programa nuclear da Coreia do Norte

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, garantiu que não haverá qualquer guerra na península coreana, apesar das tensões geradas pelo programa nuclear da Coreia do Norte. "Evitarei a guerra a todo o custo", afirmou Moon. 

"Todos os sul-coreanos trabalharam para reconstruir o país que estava em ruínas após a Guerra da Coreia", declarou Moon, numa conferência de imprensa que assinalou os primeiros 100 dias da sua presidência. "Evitarei a guerra a todo o custo. Quero que todos os sul-coreanos fiquem convencidos de que não haverá guerra", acrescentou.

A Coreia do Norte ameaçou lançar mísseis para zonas próximas do território norte-americano de Guam, no Pacífico. No entanto, Pyongyang parece ter suspendido esse plano.

Moon explicou que tem poder de veto sobre qualquer acção militar de Washington, aliado da Coreia do Sul. "Ninguém pode tomar a decisão de uma acção militar na península coreana sem o nosso consentimento", garantiu, acrescentando que "os Estados Unidos e o Presidente Trump declararam que, seja qual for a opção em relação à Coreia do Norte, nenhuma decisão será tomada antes de consultarem a República da Coreia e obterem o seu acordo". 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.