Sábado – Pense por si

Ex-director da CIA diz que Trump vai causar "danos duradouros"

"As palavras de Trump, e as convicções que reflectem, são uma desgraça nacional, e todos os norte-americanos de consciência têm de repudiar estes comentários horríveis e perigosos", disse Brennan

O ex-director dos serviços secretos dos Estados Unidos (CIA) John Brennan disse esta quarta-feira que o Presidente Donald Trump vai causar "danos duradouros" à sociedade norte-americana e à posição do país no mundo.

Brennan referia-se à reacção de Trump aos acontecimentos em Charlottesville, no sábado, onde um neonazi investiu com o seu carro contra uma manifestação anti-racista, matando uma mulher e ferindo duas dezenas de pessoas.

O Presidente responsabilizou "os dois lados" e sublinhou que os grupos de esquerda também atacaram os de extrema direita.

"As palavras de Trump, e as convicções que reflectem, são uma desgraça nacional, e todos os norte-americanos de consciência têm de repudiar estes comentários horríveis e perigosos", disse Brennan, numa carta dirigida ao apresentador daCNN, Wolf Blitzer.

"Se permitimos que siga por este caminho sem sentido, Trump causará danos duradouros à sociedade norte-americana e à nossa reputação no mundo. Com as suas palavras e acções, Trump põe em grave risco a nossa segurança nacional e o nosso futuro colectivo", acrescentou Brennan.

A reacção de Trump à violência em Charlottesville ao assassínio de uma mulher por um neonazi gerou uma onda de críticas de todos os sectores.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.