Gustavo Petro explica que o líder dos Estados Unidos não quer saber do narcotráfico.
O presidente da Colômbia assegurou numa entrevista à CNN que o interesse de Donald Trump na Venezuela não está na alegada democratização do país nem no combate ao narcotráfico. Para Gustavo Petro o líder dos Estados Unidos está apenas focado no petróleto.
Gustavo Petro recorda que a Venezuela tem muitas reservas de petróleo. EPA
"O petróleo é o centro da questão", assegurou Petro, recordando que a Venezuela é um dos maiores produtores do Mundo.
Os Estados Unidos intensificaram recentemente as atividades militares nas Caraíbas, com o intuito declarado de combater o narcotráfico, tendo inclusivamente colocado no local o 'USS Gerald Ford', o seu maior porta-aviões no local.
Foi também recomendado que as companhias áreas comerciais não sobrevoem a Venezuela, o que levou algumas delas, como a TAP e a Ibéria, a cancelarem todos os voos para Caracas.
"Tudo isto não passa de uma negociação sobre petróleo, acredito que essa é a lógica de Donald Trump. Ele não está a pensar no regime político da Venezuela ou no tráfico de drogas", sublinhou Gustavo Petro, recordando que a Venezuela nem é um dos maiores produtores de drogas na região.
O líder colombiano, que Trump já apelidou de "traficante ilegal de drogas”, deixou uma mensagem aos membros das forças especiais dos Estados Unidos. "A vossa sua função, como se diz nos juramentos, é lutar contra a opressão. Repeti isso nas ruas dos Estados Unidos e custou-me caro", referiu Petro.
O presidente colombiano, recorde-se, teve o seu visto revogado pelo Departamento de Estado norte-americano após o final da Assembleia Geral da ONU, em setembro, depois de ter pedido publicamente aos soldados norte-americanos que desobedecessem a Trump e "não apontassem as espingardas à humanidade".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?