Investigadores britânicos descobriram um negócio de importação de contraplacado ilegal russo para todos os países da União Europeia, violando as sanções de guerra.
Empresas russas vendiam contraplacados de vidoeiro ilegal para todo o continente europeu através do Cazaquistão, da Turquia e da China, para fabricantes importantes de paredes de escalada, brinquedos, pavimentos, mobiliário, e outros.
vidoeirosAP/Patrick Pleul
Fazendo-se passar por compradores durante nove meses, a investigação "Blood-stained birch: exposing the EU trade in Russian conflict ply" (Vidoeiros manchados de sangue: A exposição do negócio entre a UE e o contraplacado russo") da organização sem fins lucrativos que expõe crimes ambientais, Earthsight, gravou os comerciantes a admitir que a prática era ilegal, chamando-lhe de uma "mina de ouro" e sugerindo técnicas para evitar a deteção.
A organização britânica estima que 500 mil metros cúbicos de madeira, com o valor de 1,5 mil milhões de euros, originários da Rússia terão entrado na UE vindos do Cazaquistão, da Turquia e da China, de forma a evitar as sanções impostas em julho de 2022, na sequência da invasão de Moscovo à Ucrânia. Todos os estados-membros receberam esta madeira contraplacada mas os maiores volumes foram enviados para a Polónia, seguido da Alemanha, Espanha, Portugal, Itália e Estónia.
Sete das dez maiores exportadoras de contraplacado continuam a fornecer o produto para a UE sendo que duas delas estão ligadas aos oligarcas Alexei Mordashov e Vladimir Yevtushenkov, que estiveram reunidos com Putin no dia da invasão à Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022.
Várias empresas europeias admitiram comprar este género de contraplacado russo, apesar de mais tarde venderem o produto a outros fabricantes. Como, por exemplo, ao maior fabricante de paredes de escalada do mundo, e fornecedor para a ronda das qualificações de escalada dos Jogos Olímpicos em Paris, a empresa Búlgara, Walltopia.
Outros clientes incluem a empresa estónia Technomar & Adrem, que fornece pavimento para as cadeias dos hotéis Radisson, Hilton e Marriott, a fabricante de brinquedos de madeira Búlgara, Komfort, a empresa de contraplacados espanhola, Forest Trafic e a empresa de pavimentos italiana, Castellana Legnami. Não há referência no relatório às empresas portuguesas que podem ter estado envolvidas.
A investigação esclarece que não é certo se estas empresas secundárias compraram os contraplacados de vidoeiro com consciência de que estavam a violar as sanções impostas desde o início com a guerra na Ucrânia, mas alerta que deveriam ser mais cuidadosas com quem fazem negócio.
A exportação de madeira contribui significativamente para o PIB russo, uma vez que todas as florestas são propriedade do Estado. Os militares gerem, controlam e lucram com as florestas que na Rússia ocupam uma área equivalente a uma Bélgica e meio.
Portugal entre os países europeus que recebeu mais madeira ilegal russa
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.