Nome da cidade russa foi dado em homenagem a Mikhail Kalinin, líder da revolução bolchevique que está ligado a um massacre onde milhares de militares polacos foram executados pelas forças soviéticas.
A Polónia anunciou que vai mudar o nome da cidade russa de Kaliningrado nos documentos oficiais para Krolewiec, como era conhecida quando governada pelo Reino da Polónia nos séculos XV e XVI, um ato de "loucura" segundo a Rússia.
REUTERS/Vitaly Nevar
Segundo aAssociated Press(AP), Varsóvia quer mudar o nome da cidade para Krolewiec, que após a Segunda Guerra Mundial foi cedida pela Alemanha à União Soviética, e renomeada em 1946 como Kaliningrado em homenagem a Mikhail Kalinin, líder da revolução bolchevique.
Mikhail Kalinin está ligado ao massacre de Katyn, em 1940, quando milhares de militares polacos foram executados pelas forças soviéticas, razão pela qual nos mapas polacos passa a designar-se como Krolewiec, com base na recomendação da comissão governamental para nomes geográficos no exterior.
Reagindo à decisão polaca, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse tratar-se de um "processo que roça a loucura" e de um "ódio contra os russos" esa mudança de nome de Kaliningrado, um enclave russo no Báltico com fronteira com a Lituânia e a Polónia, dois países da UE e da NATO.
"Sabemos que, ao longo da história, a Polónia tem caído, de tempos a tempos, nesta loucura de ódio contra os russos", disse Dmitry Peskov em conferência de imprensa.
A guerra na vizinha Ucrânia aumentou as históricas tensões entre a Rússia e a Polónia, país aliado da Ucrânia, fornecendo-se armas e pressionando por apoio internacional.
Hoje, o embaixador da Rússia na Polónia, Sergey Andreev, foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores da Polónia devido a um incidente na região do Mar Negro, na semana passada, com um caça russo que fez manobras perigosas perto de um avião polaco que patrulhava a fronteira europeia e a guarda costeira.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.
Hoje sabe-se que a vacinação contra a COVID-19 permite reduzir os casos de doença grave, o número de internamentos hospitalares e o número de óbitos associados, sobretudo nas pessoas que apresentam fatores de risco para uma evolução grave da doença.
Com eleições de quatro em quatro anos, ficamos com uma cidade desleixada durante três anos e onze meses e, por isso, é claramente já tempo de dar uma volta ao calendário eleitoral. Uma eleição autárquica por mês, já! É o que pedem todos os cidadãos!