Sábado – Pense por si

A grande viragem alemã

Merz selou, em Vilnius, a grande viragem alemã, com a presença permanente de uma brigada germânica na Lituânia, a atingir os cinco mil soldados até 2027. A ameaça russa aos bálticos a isso obriga: pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, a Alemanha tropas em países estrangeiros. A “mediação” de Trump falha rotundamente: Putin agrava a sua agressão na Ucrânia.

A Roménia a cair para o nacionalismo populista

Não serão só as Legislativas em Portugal que serão relevantes no próximo domingo para o nosso futuro: o que acontecer na segunda volta das presidenciais da Roménia pode agravar a deriva nacional-populista no flanco Leste da UE e da NATO. Da Turquia pode surgir uma nova esperança para a Ucrânia. Mas o jogo de sombras entre Trump e Putin torna improvável a admissão de Erdogan como novo “player” que definirá o futuro de Kiev.

"O putinismo venceu nos EUA"

Dugin proclama "o triunfo do putinismo nos EUA" em plena televisão norte-americana. Trump assume-se "mais à vontade" com Putin que com Zelensky. Caças britânicos intercetam aviões russos sobre o Báltico. No Pentágono há um incompetente a mandar. Ainda não estamos em guerra, mas já não podemos dizer que estamos em paz.

Putin falhou Kiev, mas antes tomou Washington

O telefonema de Putin com Trump abriu a era dos EUA pró-Rússia. Quem ainda resistia terá baixado a guarda com a forma vergonhosa e inaceitável como Trump e J. D. Vance trataram Zelensky em plena Sala Oval. Habituem-se: com Trump 2.0, os EUA escolheram os autocratas e querem espezinhar a Europa.

Luana Augusto

Marinha Portuguesa participa em exercícios da NATO na Lituânia

Cerca de 146 militares da Força de Fuzileiros estiveram envolvidos em exercícios militares. Até ao final de junho prevê-se a participação de 90 mil militares da NATO naquela que será uma das maiores iniciativas militares desde o fim da Guerra Fria.

Ana Bela Ferreira

Putin promete mísseis nucleares à Bielorrússia

Lukashenko pediu ajuda militar a Putin por se sentir ameaçado pela Polónia e a Lituânia. Putin disse que para já não há necessidade de armar o aliado, mas anunciou o envio dentro de meses de mísseis que podem transportar armas nucleares.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30