Sábado – Pense por si

Polícias desmantelam grupo que roubava mapas em bibliotecas pela Europa

A agência europeia revelou que seis propriedades em Espanha e França foram alvo de buscas em simultâneo.

Três pessoas foram detidas em França numa operação conjunta da Polícia Nacional daquele país e da Guarda Civil espanhola, tendo sido desmantelado um grupo suspeito de roubar mapas históricos em bibliotecas pela Europa fora, anunciou hoje a Europol.

Em comunicado, a agência europeia revelou que, no dia 20 deste mês, seis propriedades em Espanha e França foram alvo de buscas em simultâneo, levando às detenções de três suspeitos e à apreensão de seis mil euros em dinheiro.

"O ‘modus operandi’ estava bem definido: um dos membros do grupo de crime organizado entrava numa biblioteca a fingir ser um investigador com interesse na consulta dos arquivos. O indivíduo distraía então o bibliotecário e aproveitava a oportunidade para cortar papel de livros do século XVI, principalmente mapas antigos", explicou a Europol, sem avançar os países nos quais o grupo atuava, por ainda estarem em curso investigações.

Os mapas eram então vendidos por "várias dezenas de milhares de euros" no mercado criminal de bens culturais.

A Europol providenciou apoio analítico e destacou um gabinete móvel na cidade francesa de Montpellier para "extrair e analisar dados móveis no dia da ação".

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.