Homem terá tentado esfaquear um dos agentes da polícia que se encontrava no local, mas acabou abatido. Caso vai ser agora investigado.
Um homem armado foi morto pela polícia francesa na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, enquanto tentava atear fogo a uma sinagoga em Rouen, no norte de França. A informação foi avançada pelo ministro do Interior, Gérald Darmanin, através do X.
"Em Rouen, agentes da polícia nacional neutralizaram esta manhã um indivíduo armado que claramente queria atear fogo à sinagoga da cidade. Parabenizo-os pela sua capacidade de resposta e coragem", escreveu.
À Rouen, les policiers nationaux ont neutralisé tôt ce matin un individu armé souhaitant manifestement mettre le feu à la synagogue de la ville. Je les félicite pour leur réactivité et leur courage.
Segundo o jornal francêsLe Figaro, a polícia interveio por volta das 6h45 locais (5h45 de Lisboa) depois de ter recebido uma denúncia de fumo perto da sinagoga. Ao chegar, as autoridades notaram a presença de um suspeito no telhado do edifício. Este ter-se-á dirigido na direção dos agentes com uma faca e uma barra de ferro na mão, tendo tentado esfaquear um dos polícias, mas acabou abatido, especificou uma fonte.
AoLe Monde, a Procuradoria Nacional Antiterrorismo indicou que está em curso uma "avaliação", como geralmente acontece neste tipo de casos. Já o procurador de Rouen, Frédéric Teillet, acrescentou que seriam levadas a cabo duas investigações distintas: "uma primeira sobre o incêndio contra um local de culto e sobre a violência intencional contra pessoas que ocupam autoridade pública, e uma segunda sobre as circunstâncias da morte do indivíduo".
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, ao que tudo indica não haverá mais vítimas além do indivíduo armado, cuja identidade e os motivos que motivaram o ataque não foram revelados.
"A priori, não há vítimas além do indivíduo armado. Os meus pensamentos e total apoio estão com a Comunidade Judaica de Rouen", escreveu no X, ao anunciar que os bombeiros se encontram neste momento a combater o incêndio.
"Obrigado às forças nacionais, à polícia municipal, ao SAMU, aos bombeiros que neste momento controlam o início do incêndio. Estou no local."
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.