Sábado – Pense por si

Polícia francesa mata homem que tentava incendiar sinagoga

Luana Augusto
Luana Augusto 17 de maio de 2024 às 10:06
As mais lidas

Homem terá tentado esfaquear um dos agentes da polícia que se encontrava no local, mas acabou abatido. Caso vai ser agora investigado.

Um homem armado foi morto pela polícia francesa na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, enquanto tentava atear fogo a uma sinagoga em Rouen, no norte de França. A informação foi avançada pelo ministro do Interior, Gérald Darmanin, através do X.

"Em Rouen, agentes da polícia nacional neutralizaram esta manhã um indivíduo armado que claramente queria atear fogo à sinagoga da cidade. Parabenizo-os pela sua capacidade de resposta e coragem", escreveu.

Segundo o jornal francêsLe Figaro, a polícia interveio por volta das 6h45 locais (5h45 de Lisboa) depois de ter recebido uma denúncia de fumo perto da sinagoga. Ao chegar, as autoridades notaram a presença de um suspeito no telhado do edifício. Este ter-se-á dirigido na direção dos agentes com uma faca e uma barra de ferro na mão, tendo tentado esfaquear um dos polícias, mas acabou abatido, especificou uma fonte.

AoLe Monde, a Procuradoria Nacional Antiterrorismo indicou que está em curso uma "avaliação", como geralmente acontece neste tipo de casos. Já o procurador de Rouen, Frédéric Teillet, acrescentou que seriam levadas a cabo duas investigações distintas: "uma primeira sobre o incêndio contra um local de culto e sobre a violência intencional contra pessoas que ocupam autoridade pública, e uma segunda sobre as circunstâncias da morte do indivíduo".

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, ao que tudo indica não haverá mais vítimas além do indivíduo armado, cuja identidade e os motivos que motivaram o ataque não foram revelados.

"A priori, não há vítimas além do indivíduo armado. Os meus pensamentos e total apoio estão com a Comunidade Judaica de Rouen", escreveu no X, ao anunciar que os bombeiros se encontram neste momento a combater o incêndio.

"Obrigado às forças nacionais, à polícia municipal, ao SAMU, aos bombeiros que neste momento controlam o início do incêndio. Estou no local."

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro