NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Câmaras de vigilância da cidade captaram imagens de um indivíduo a atear fogo a dois veículos provocando a explosão. No local encontram-se agora equipas especialistas em bombas.
Pelo menos dois carros, incluindo um que continha uma botija de gás, foram incendiados na manhã deste sábado em frente à sinagoga Beth Yaacov, em La Grande-Motte, no sul de França, provocando uma explosão que feriu um agente da polícia municipal. A notícia foi avançada pela agência de notícias France-Press, ao citar o presidente da Câmara Municipal da localidade, Stéphan Rossignol.
"Uma tentativa de incêndio, claramente criminosa, atingiu esta manhã a sinagoga Grande Motte", afirmou o ministro do Interior demissionário francês, Gérald Darmanin, através do X. "Todos os meios estão a ser mobilizados para encontrar o autor", acrescentou.
As câmaras de vigilância da cidade captaram imagens de um indivíduo a atear fogo aos veículos, que se encontravam em frente à sinagoga, segundo Stéphane Rossignol. Os bombeiros foram chamados posteriormente ao local, por volta das 8h30 deste sábado.
Um grande perímetro ao redor de um prédio só foi isolado quase quatro horas após a explosão, por volta das 11h. Segundo afirmou uma fonte policial ao Le Figaro, estão agora em curso análises às botijas de gás, e encontram-se já no local uma equipa de especialistas em bombas. Imagens da BFMTV mostram ainda membros da força especial de intervenção da França (GIGN).
O polícia municipal ferido foi entretanto levado para as urgências de Montpellier. Segundo o Le Figaro, está fora de perigo.
Em maio, a sinagoga de Rouen foi incendiada de madrugada, por um homem que foi morto a tiro pela polícia. Manifestações de apoio à comunidade judaica ocorreram posteriormente pelas várias cidades de França.
Os atos antissemitas quase que triplicaram desde o início do ano, com "887 atos" registados no primeiro semestre, segundo anunciou Gérald Darmanin a 9 de agosto. Este aumento registou-se significativamente após o ataque do Hamas a Israel, a 7 de outubro de 2023.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.