Cinco polícias responsáveis pelas agressões foram despedidos e acusados de homicídio. Jovem de 29 anos morreu a 10 de janeiro após ter sido agredido.
Um agente da polícia envolvido na morte de Tyre Nichols tirou fotografias ao homem ensanguentado, após ter sido agredido numa detenção, para enviar a outros dois agentes e a uma conhecida. Este detalhe foi divulgado em documentos pelo comité disciplinar que investiga a morte do jovem de 29 anos, morto pela polícia em janeiro.
REUTERS
A conduta dos cinco polícias responsáveis foi considerada "flagrantemente não profissional". O polícia que fotografou Nichols, Demetrius Haley, permaneceu ao lado da vítima enquanto esta estava encostada ao carro da polícia após o ataque.
O departamento da polícia de Memphis já solicitou que os cinco acusados fiquem sem a sua certificação profissional uma vez que "a sua conduta em serviço foi injusta, flagrantemente não profissional e imprópria para um servidor público que prestou um juramento". Cada um dos pedidos para que os polícias em questão fiquem sem certificação foi assinado por Cerelyn CJ Davis, o chefe da polícia de Memphis.
Os cinco polícias envolvidos no ataque já foram despedidos e acusados de homicídio pelas agressões que enviaram Tyre Nichols para o hospital, onde acabou por morrer três dias depois, a 10 de janeiro. A morte deste jovem de 29 anos gerou uma onda de protestos pela ação contra a violência policial.
Até ao momento, os advogados dos polícias acusados recusaram-se a comentar as informações oferecidas nestes novos documentos.
Segundo as autoridades locais, além dos cinco polícias acusados (Demetrius Haley, Desmond Mills Jr, Tadarrius Bean, Justin Smith e Emmitt Martin III) foi demitido outro polícia e um sétimo foi dispensado. No entanto, este caso pode levar à punição de um total de 13 polícias.
O relatório divulgado refere que Demetrius Haley estava a conduzir um carro sem identificação e usava um casaco preto na cabeça. O polícia terá obrigado Tyre Nichols a sair do seu carro enquanto o insultava e depois "borrifou-o diretamente nos olhos com umsprayquímico irritante".
Tyre Nichols nunca foi informado do motivo pelo qual o seu carro estava a ser parado ou de que estava a ser preso. O jovem fugiu dos polícias mas foi detido novamente e agredido.
Imagens de segurança de um local na mesma rua captaram os polícias a pontapear Tyre Nichols. Demetrius Haley não tinha a suabodycamligada no momento do incidente mas encontrava-se numa chamada de voz, pelo que foi possível ouvir as suas palavras.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.